Novembro 2015 ©
Introdução

O Sistema Estimation Tool (App. Orçamentos v.3) foi concebido para responder aos requisitos genéricos de orçamentação industrial e dotado de facilidades genéricas tal como de ferramentas de cálculo poderosas (adiante designadas por formulas Estimation TOOL), as quais permitem implementar, e resolver em minutos, qualquer problema de orçamentação de carácter geral.
O sistema aplicacional foi escrito inteiramente em Java (Servidor) e javascript ( cliente ) e requer um servidor sem qualquer tipo de requisitos especiais, que tenha o Tomcat 7+ e Mysql ou MariaDb instalados. Recomenda-se um servidor (físico ou virtual), com um mínimo de 512 Mb memória, 1 Processador 1.6 Ghz e 10 Gb em disco. Poderá também executar-se num Linux Container e directamente exportado para uma qualquer infra-estrutura de Cloud pública e / ou privada.
Ao nível dos clientes são suportados os navegadores (browsers) como o Chrome, Safari, Firefox, Opera e Vivaldi, entre outros.
A Aplicação de Orçamentação (versões Desktop Web e para telemóveis) é agnóstica relativamente à plataforma de sistema operativo servidor, sendo suportados os O/S Linux, Unix, Windows ou OS X, ou ainda qualquer plataforma na nuvem (Cloud O/S) que disponha dos serviços de TomCat7 e base Dados MySql.
A Aplicação WebEstimate
A Aplicação Estimation Tool constitui-se numa plataforma robusta que foi deste modo desenhada para resolver problemas de orçamentação em ambientes mistos, quer de produção industrial (determinando custos de produção) e os mais simples baseados em produtos acabados.
Principais “features”
a. Solução Web-Based
b. Totalmente interativa, com Interface de Utilizador simples e completamente intuitivo.
c. Totalmente parametrizável para ambientes de produção industrial.
d. Um instrumento poderoso para reduzir ao máximo os processos de orçamentação e de propostas para os clientes / “prospects”.
e. Plataforma baseada em standards abertos porque assente numa base de dados centralizada e com capacidade de interligação a sistemas defacturação, ou outros.
f. Completo controle de erros, pois o sistema dispõe de um módulo centralizador de erros detectados que são enviados para os responsáveis pelo seu suporte, que ficarão na posse de todos os detalhes do que está a ocorrer e como podem ser imediatamente resolvidos. O utilizador não precisa de se preocupar em telefonar para o suporte técnico nem tirar “print-screens” para que o seu problema seja resolvido com brevidade.
g. Com máxima segurança (O administrador do sistema pode configurar outros utilizadores e conferir-lhes o tipo de acessos às funções e partes da informação mantida dinâmicamente no sistema. O sistema, para efeitos de “Auditing”, regista quem e quando efectuou cada operação.
h. Geração de Estimativas de Custos versátil e de fácil utilização, com possibilidade de simulação no mesmo momento com várias quantidades e diferentes cálculos de custos, rápida e eficazmente, permitindo ainda obter listagem (ou exportação para excel) das simulações efectuadas.

i. Versão para telemóveis (Apps para Android, IOS e Windows) com todas as funcionalidades da versão web desktop. Demo e Download AQUI.
Diagrama / Modelo Funcional
Fig 1. Diagrama do Sistema Web Estimation Tool V.3.1
Web Estimate – modelo “Cloud-Enabled”
O sistema Web Estmate Tool foi desenhada para ambientes “multi-tenancy” e “cloud-enabled”, isto é poderá ser facilmente “publicada” numa cloud (infraestrutura de TI na nuvem) pública e/ou privada em apenas alguns minutos, passando a estar automaticamente disponível para exploração.
Alguns exemplos mais conhecidos e fiáveis na actualidade de nuvens públicas, onde podem resisidir aplicações preparadas para o efeito, são a Amazon AWS, Cloud Foundry, CloudJee ou a Azure. Ou mesmo “armazenada” (Aplicação e dados) em contentores portáteis (Linux Containers), assegurando a sua exploração em data-centers “elásticos” e portáveis de ultima geração.
Toda esta flexibilidade no uso de infraestruturas de nuvem públicas e/o privadas vão permitir assegurar aos n/ Clientes, que em cada momento, poderão vir a negociar a infraestrutura virtual e aberta que mais lhes convem, em função do negócio e sobretudo dos custo associados.
A base de dados de suporte aos dados da aplicação

A base de dados usada para o suporte dos dados aplicacionais é também baseada em código aberto e adoptado o Engine MariaDb, o qual é de fonte aberta e um “fork” do conhecido e reputado MYSQL, actualmente propriedade da Oracle. Para mais informação sobre escalabilidade desta Base de Dados, ver ScaleOut with MariaDb and Galera.
Esta base de dados conseguiu já todos os prémios e menções em matéria de estabilidade, escalabilidade, performance e segurança (muito acima de qualquer solução comercial, em nossa opinião) e é hoje usada por infra-estruturas de TI, das de maior porte do mundo como as do FaceBook, Google, IBM, Amazon AWS, PayPal, eBay, Twitter, etc. Mais referências podem ser encontradas nos respectivos sites acima referidos.
Autor: Francisco Gonçalves @ Softelabs, inc (2015)
Para mais informações ou demos, é favor contactar-nos em fgoncalves@softelabs.pt ou através de Telemóvel (+351) 96-230-2583.
Download de Demo para Telemóveis Android de EstimateMobile.